Quais os ingredientes para alcançar a receita ideal do empreendedor pet de sucesso?

 

Atuo no ramo pet desde 2009 e sempre sonhei em ter um pet shop, pois buscava oferecer a mesma qualidade de atendimento que esperava como consumidora. Observadora e com alto senso crítico, eu admirava as boas ações empresariais por aí e via as falhas como uma oportunidade de fazer melhor. 

 

O momento que nosso País vive é de crise e algumas pessoas estão deixando de levar seus cães em banho e tosa com mais frequência, mudando marcas de rações para mais baratas, inadimplência; mas uma outra verdade é que este mercado em crise favorece a decisão das pessoas em ter filhos pets ao invés de filhos humanos. A previsão do IBGE é de que em cada 100 famílias brasileiras, 62 terão cães em 2017 e este número vai subir para 71 em 2020. 

 

Por outro lado, houve um aumento dos produtos pet. Isso me faz pensar porque alguns pets shops tiveram queda de faturamento? Para mim, a resposta é a gestão. O brasileiro possui alto perfil empreendedor e infelizmente com pouco preparo empresarial.

 

 

 

Ser empresário é uma profissão como qualquer outra, porém não é somente ter uma empresa, é preciso preparo, estudo, atualização e disciplina para crescer de maneira sustentável. Eu sou uma colecionadora de erros e acertos e aprendi muitas coisas desde que me tornei empresária e tudo começou a melhorar quando eu comecei a me planejar. O planejamento nos mostra o caminho que devemos seguir, por isso ele é importante para abrirmos uma empresa ou investirmos em melhorias.

 

Toda empresa precisa ter o seu planejamento estratégico baseado no alinhamento empresarial, missão, visão e valores, bem como o monitoramento do mercado juntamente com uma equipe alinhada e focada neste propósito. O empresário precisar entender do seu negócio. 

 

Já experimentou fazer um curso sobre liderança e gestão de pessoas? Como empresário você deve ser o cérebro do seu negócio, mas a sua equipe é o coração. Manter uma equipe motivada não é fácil, mas também não é impossível. Entre na sua empresa e olhe para ela com o olhar do seu cliente. Procure cursos de gestão empresarial, nunca perca oportunidade de assistir a uma palestra e busque desenvolver suas habilidades empreendedoras.

 

Estar sempre atento às necessidades do cliente é uma oportunidade de fazer diferente. Uma empresa não sobrevive sem clientes. Você já pensou como você trata o seu? Se você fosse o seu cliente, você compraria o seu serviço? Você faz pesquisas de satisfação ou pós-venda? Responder a essas questões é um excelente caminho para fidelizar os clientes. Não perca o seu e adote medidas para atrair novos. Invista em novas ações de comunicação e tenha sempre em mente que os clientes mudam, os cães ficam idosos e morrem, por isso, ter uma porta aberta sem nenhuma nova iniciativa pode te levar à falência. Pesquise de onde vem os seus clientes para saber qual ação de marketing te deu mais retorno.

 

Em resumo, para obter sucesso em uma empresa é preciso preparo. É como preparar uma receita e precisamos saber qual ingrediente certo devemos usar no momento certo e o nome disso é planejamento. Ser empresário não é ter um papel registrado, é assumir o seu papel no dia a dia frente ao seu negócio e em busca de resultados.

 

 

 

Fonte: Natália Espinosa

 

 

 

 

 

_______________

 

Diretora da Uau Escola de Estética Animal, Groomer Internacional Certificada pela EGA e IPG (Europa e Estados Unidos) e Groomer Regional Hydra by Pet Society.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 
Na Mídia
Please reload

Área VIP
Últimas Dicas
Please reload

Acompanhe

Se você é um profissional da área ou quer ter mais informações sobre serviços no segmento Pet, fale conosco!

Obtenha informações exclusivas sobre os nossos cursos, promoções e serviços disponíveis!

Parceiros

contato@uauescola.com.br  |  (15) 3017-6767

Todos os direitos reservados à UAU Escola - Sorocaba / SP - CNPJ: 21467716000173

UAU Escola é referência
UAU Escola