Como escolher um Pet shop para o meu cão ou gato?

 

Opções que não faltam na hora de escolher um Pet Shop, não é mesmo? Mas qual escolher?

 

 

Hoje os pets se tornaram membros da nossa família. Para quem é pai e mãe de cachorro, escolher um banho e tosa é tão complexo como escolher a escola do seu filho. Sendo assim, é grande a preocupação dos proprietários na hora de contratar serviços de banho e tosa por diversos motivos e eu, como especialista da área quero te dar algumas dicas.

 

A insatisfação do tutor nos serviços de banho e tosa muitas vezes ocorre por falha de comunicação, onde o tosador não entende o que o proprietário quer, pela falta de preparo dos profissionais, ou por falta de comunicação da equipe profissional, isso pode ocasionar, erro nas tosas, má qualidade nos serviços, machucados, devolução dos animais com parasitas, atrasos no horário da agenda e na entrega dos cães, dentre outros. 

 

Antes de mudar de pet shop por insatisfação ou contratar pela primeira vez fique atento a essas dicas:

 

- Preço e Qualidade: Se você está contente com o seu Pet Shop, não mude por causa de valores insignificantes da prestação de serviços, se você gosta do serviço prestado tente renegociar. Se houve alguma falha no serviço exponha para a gerência para ter seus desejos atendidos, muitas vezes são detalhes e podem melhorar. Evite ficar pulando de pet shop em pet shop, isso não é legal para o seu Pet. Cães e gatos acostumam com o ambiente e com as pessoas que cuidam deles, estar num ambiente novo na maioria das vezes pode gerar estresse ao animal. Se mesmo conversando, não houve esforço do pet shop em atender suas necessidades, mude! Se o Pet Shop que você leva seu animal pratica valores acima da média praticada pelo mercado, pergunte o porquê, muitas vezes o valor é justificado por vários motivos. Cuidado com preços BAIXOS! Preços baixos muitas vezes são justificados pela utilização de produtos de má qualidade ou inadequados, pet shops sem legalização e mal estruturados, mão de obra sem qualificação.

 

- Equipe: Observe se o Pet Shop tem uma rotatividade muito grande de funcionários, geralmente isso está ligado a uma falha da gerencia na Gestão de Pessoas, verifique a qualificação da equipe de Estética Animal. Para se tornar um profissional de estética animal é necessário fazer um curso profissionalizante e ser certificado na área, a atualização profissional deve ser frequente. 

 

 

- Gatos: Para atender gatos o salão de banho e tosa deve ser 100% fechado para prevenir fugas e o profissional deve ter especialização em gatos. Gatos devem ter cuidados especiais.

 

- Legalidade: Pet Shop’s  devem ter registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária e ter um profissional Médico Veterinário que assine e responda  tecnicamente pelo estabelecimento.

 

- Ambiente: Conheça o local, verifique se o ambiente é limpo, sem maus odores, arejado, bem organizado e seguro. Os equipamentos devem ser desinfetados com produtos especiais, assim como as toalhas esterilizadas e de uso individual. Verifique se o estabelecimento tem controle de pragas e parasitas. O salão de banho e tosa deve ser uma vitrine onde você possa ver o procedimento, em muitos municípios a lei exige que o Banho e Tosa possua câmeras, verifique na legislação da sua cidade. Se você utiliza o transporte, verifique as condições e limpeza e higiene do carro e se o veículo é adaptado para ser arejado e evitar fugas, cães e gatos devem ser transportados em caixas de transporte por segurança e nunca soltos ou amarrados.

 

 

Pesquise quais os produtos são utilizados no banho do seu pet, se é de boa qualidade e de uso veterinário. É lamentável, mais ainda existem pet´s que usam sabão de côco para dar banho nos pets e isso é altamente prejudicial para a pele deles.

 

- Pesquise sobre o Pet shop em sites, redes sociais e peça referências aos clientes do estabelecimento ou até mesmo indicações.

 

Se o seu pet adora ir no banho e tosa e volta feliz é porque ele é bem tratado, mas também é errado acreditar que o fato dele ter medo de ir no banho e tosa esteja ligado com o fato dele ser mal tratado e também injusto com o profissional. Na minha história como profissional sempre tratamos bem os cães mas alguns tinham medo de ir na nossa loja, percebi que na verdade este comportamento estava ligado ao foto dos cães sofrem pela separação dos seus tutores.

 

É um mito acreditar que tosar um cão bem baixinho diminui o calor no verão, mas isso é um longo assunto que espero explicar para vocês em breve.

 

É normal os cães virem do pet shop e dormirem muito, eles ficam super cansados. Mas se você perceber algo errado no comportamento e notar qualquer sinal de sedação, saiba que sedar um animal sem acompanhamento e autorização do proprietário é completamente errado e pode levar um pet a morte.

 

É muito comum também os tutores reclamarem que o cão está com “dor de ouvido” porque o tosador deixou entrar água, muitas vezes a inflamação já existe de maneira leve e no procedimento de limpeza e/ou depilação auricular este problema desencadeia. Atente-se, se a secreção do ouvido (cera) é marrom, se for ele deve ter outro problema que pode ser chamado de otite bacteriana, portanto leve o seu cão ao veterinário que ele é a melhor pessoa para te orientar e tratar.

 

Pelo código de ética profissional o tosador deve se responsabilizar por qualquer dano ao animal, um bom tosador jamais vai querer machucar um animal, mas acidentes infelizmente podem acontecer. Se ocorrer ele deve comunicar o tutor e toda assistência veterinária e cuidados devem ser oferecidos pelo profissional ou pelo pet shop. Por isso, qualquer coisa diferente que o profissional veja em seu pet, ele deve te comunicar imediatamente, problemas comuns são, parasitas, dermatites, problemas de ouvido ou até mesmo uma pata que não apoia adequadamente.

 

O proprietário além de explicar com detalhes como ele gosta que seja feito o serviço de banho e tosa no seu pet, não pode esquecer de informar caso o seu pet tenha algum problema de saúde como problemas na coluna, alergias, convulsões, epilepsia, problemas cardíacos, verrugas, entre outros. Isso é essencial para que o profissional redobre a atenção e os cuidados.

 

Evite levar cães idosos, filhotes e gatos em dias muito movimentados como sextas e sábados.

 

Quando o seu pet for para o banho e tosa, assim que ele chegar, faça uma revisão em unhas, ouvidos, olhos, pele e pelagem, qualquer sinal de lesão ou algum problema, entre em contato com o pet shop. Se o seu pet vem muito assustado ou deprimido, se programe para assistir o banho, nenhum pet shop pode te negar isso, mas lembre-se, evite de mexer com ele quando ele estiver lá dentro, ele pode ficar agitado e aumentar a possibilidade de acidentes.

 

Um bom serviço de banho e tosa visa o bem e estar e a segurança do animal em primeiro lugar, os procedimentos de banho e tosa são importantíssimos para a higiene e a saúde do seu pet, alguns necessitam de cuidados semanais, outros mensais, peça orientação para um profissional. Como Groomer e mãe de 4 cães eu acredito que a higiene a a estética são fundamentais para os meus cães, mas também acredito que não existe estética que justifique o mal estar deles. Precisamos conhecer, experimentar e analisar o pet shop que levamos nossos cães, assim desenvolvemos a confiança que á a base da tranquilidade e a certeza que eles estão sendo cuidados por boas mãos.

 

 

 

Fonte: Natália Espinosa

 

 

 

 

 

_______________


Diretora da Uau Escola de Estética Animal, Groomer Internacional Certificada pela EGA e IPG (Europa e Estados Unidos) e Groomer Regional Hydra by Pet Society.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 
Na Mídia
Please reload

Área VIP
Últimas Dicas
Please reload

Acompanhe

Se você é um profissional da área ou quer ter mais informações sobre serviços no segmento Pet, fale conosco!

Obtenha informações exclusivas sobre os nossos cursos, promoções e serviços disponíveis!

Parceiros

contato@uauescola.com.br  |  (15) 3017-6767

Todos os direitos reservados à UAU Escola - Sorocaba / SP - CNPJ: 21467716000173

UAU Escola é referência
UAU Escola