Tosadora de Sorocaba se destaca em concursos internacionais

Natália Espinosa teve boa colocação em tosas comerciais e modernas. Tosadora também aponta uma boa melhora comercial no segmento.

 

Uma tosadora de Sorocaba (SP) vem se destacando em competições do ramo. Natália Espinosa, que também é empresária, ficou entre os melhores colocados em dois concursos com competidores de vários países este mês. Ela também foi reconhecida como groomer (tosadora) internacional em prova teórica e prática, avaliada pelo italiano Umberto Lehmann, presidente da European Grooming Association (EGA).


Natália ficou em segundo lugar no concurso Master Groom, a maior competição das Américas no ramo, que foi realizada este ano, em São Paulo. 300 competidores participaram do evento. A categoria na qual ela levou o prêmio foi a comercial, com um cão da raça spitz alemão. Nesta categoria, ela competiu com mais 30 pessoas. Já no concurso Groomer Brasil 2016 – Categoria Professional, que também foi realizado em São Paulo e é considerado o mais importante da América Latina, Natália ficou em sexto lugar, com uma tosa conhecida como 'moderna' em um poodle toy.

 

 

Para a tosadora, que começou a se preparar para competições em fevereiro deste ano, a dedicação é fundamental nesse tipo de trabalho. "Quando vou participar de uma competição, eu estudo a raça, estudo a tosa que vou apresentar, treino minhas mãos e meus olhos, escuto opiniões de colegas de profissão, pesquiso o trabalho dos juízes para analisar seu estilo e de que maneira meu trabalho pode agradá-lo. Acho que meu maior diferencial é querer aprender sempre mais", comenta.

 

A tosadora explica que os diferentes tipos de tosas têm suas peculiaridades. "A tosa comercial é aquela toda redondinha, que agrada o cliente. Então, não existe uma regra específica de como fazer a tosa. Porém, deve-se respeitar pontos primordiais, como simetria, balanço e harmonia. Levo cerca de duas horas para fazer o trabalho".

 

Já a tosa moderna, que ela realizou em um poodle toy no concurso, exige ainda mais cuidados. A tosadora foi buscar o cão no Rio Grande do Sul, porque precisava de um animal com a anatomia, temperamento e pelagem certos.

 

"As raças têm um padrão estrutural anatômico. Quando vamos apresentar um trabalho de uma tosa específica em uma determinada raça, precisamos encaixar formas, que chamamos de linhas. Se o cão possui muitas atipicidades de pelagem, anatomia ou problemas de temperamento, fica difícil conseguirmos mostrar a qualidade do nosso trabalho", destaca.

 

A tosadora explica que as raças dos cães também influenciam no estilo da tosa. "Estou me especializando na raça poodle em tosas de competição. Existem vários tipos de tosas, mas acredito que o poodle é a base de qualquer tosa em tesoura. Sou especializada em tosas comerciais de shih tzu, lhasa apso, yorkshire, entre outros. Também estou me especializando em técnicas diferentes, como o Handstrip, que é uma tosa onde a pelagem é removida. Ela é feita em diferentes raças, como cocker spaniel inglês, schnauzer, westh highland white terrier e scottish terrier".

 

 

"Sou apaixonada pela raça spitz alemão, amo trabalhar com esta pelagem, gosto do temperamento dos cães. Para mim, tosa é um trabalho sério divertido e eu faço com o maior prazer. Participo de competições para aprimorar minha técnica, mas prefiro fazer tosas comerciais, porque é isso que hoje o mercado demanda", explica a tosadora.

 

Natália também é instrutora de tosa e afirma que o segmento vem prosperando. "Na contramão da crise, nossos números têm aumentado cada vez mais. Já tivemos aumento de 44% na procura por aulas de tosa. O mercado pet está evoluindo, tratamos nossos cães como filhos. Eu acredito que todos os cães nascem lindos por dentro e o trabalho do groomer é mostrar quão lindo este cão também é por fora".

 

Para a tosadora, se especializar no que faz é o caminho para adquirir a confiança dos clientes e se destacar no mercado. "E, além de tudo, é um presente ver os olhos de um proprietário brilharem quando pegam seus cães lindos ou ver um aluno orgulhoso do seu trabalho no final de uma aula", conclui.

 

 

 

 

Fonte:  http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/2016/09/tosadora-de-sorocaba-se-destaca-em-concursos-internacionais.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 
Na Mídia
Please reload

Área VIP
Últimas Dicas
Please reload

Acompanhe

Se você é um profissional da área ou quer ter mais informações sobre serviços no segmento Pet, fale conosco!

Obtenha informações exclusivas sobre os nossos cursos, promoções e serviços disponíveis!

Parceiros

contato@uauescola.com.br  |  (15) 3017-6767

Todos os direitos reservados à UAU Escola - Sorocaba / SP - CNPJ: 21467716000173

UAU Escola é referência
UAU Escola